Bateria pode transformar água do mar em água doce.

Marcadores: ,
Postado por Recycling'n Art às 11:11
    A população mundial continua crescendo, a água potável vem se tornando cada vez mais escassa e já é considerada um dos bens mais valiosos entre os recursos naturais do planeta. Seja pra beber, regar plantas ou manter nosso corpinho limpo, precisamos de mais água e agora poderemos obter água potável com nada mais nada menos do que uma Bateria.
    Tentar transformar a água do mar em água doce não é uma novidade, e até obtivemos algum resultado usando técnicas como a evaporação e a osmose reversa. Porém era um trabalho difícil, com um alto gasto de energia e caro.
    Ano passado, alguns pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que bombeando a água salgada com uma corrente elétrica, conseguíamos transformar-la através de uma célula eletroquímica.
    Veja como o sistema funciona: você une uma célula eletroquímica com dois eletrodos, adiciona a água do mar, em seguida, ligue a uma corrente elétrica. A corrente de cloro cria um fluxo entre o eletrodo composto de prata e sodio e o eletrodo formado por hastes nanometricas óxido de manganês. Uma vez que o sódio é removido, a água doce é levada para fora da bateria, e mais água salgada é colocada dentro. Então, esses íons aprisionados são liberados na água, você se livra dele como um produto residual, e começar tudo de novo. Uma vez que nenhum calor ou pressão está envolvido, é muito eficiente, e é também muito mais barato e mais fácil de construir.
     Ainda há muito a ser feito antes do sistema ser capaz de produzir água própria para consumo. Até o momento, a bateria remove 50% do sal da água do mar, mas para podermos chama-la de água "doce", ela  precisa ser 98% isenta de sal.


0 comentários: