"Tinta solar", a nova opção para gerar energia!

Marcadores: ,
Postado por Recycling'n Art às 21:43




Atualmente é muito comum vermos casas com painéis solares coletores de energia. Pensando nisso a equipe da Universidade de Notre Dame, em Indiana, fez um grande avanço e criou uma nova forma de coletar a energia solar: a tinta solar!
Com valor acessível, a tinta solar utiliza nano-partículas semicondutoras de dióxido de titânio, revestidas com sulfeto de cádmio ou seleneto de cádmio. As partículas foram suspensas em uma mistura de álcool e água para criar uma pasta.

Quando a pasta foi colocada em um material condutor transparente e exposta à luz, criou eletricidade.
Mesmo sendo um enorme passo tecnológico em direção a energia solar, ainda existem alguns obstáculos. De acordo com Prashant Kamat, Professor de Ciências Químicas e Bioquímicas, que está chefiando a pesquisa, "A melhor eficiência de conversão da luz em energia que chegamos até agora é de 1%, o que está bem atrás da eficiência habitual de 10 a 15% de células de silício.”
"Mas esta tinta pode ser feita de forma barata e em grandes quantidades. Se pudermos melhorar a eficiência um pouco, poderemos ser capazes de fazer uma diferença real na satisfação das necessidades energéticas no futuro", acrescentou.

1 comentários:

Luciana disse...

Os temas do blog são muito bons, parabéns.